segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mealhada 27-06-2009




Ontem, dia 27 de Junho, pelas 7 horas da manhã, lá me pus a caminho da Mealhada, de certo a viagem mais longa que até hoje efectuei ao volante de um automóvel. Foram três horas e meia, quase sempre em auto-estrada, o que não permite tirar grande proveito no que diz respeito à apreciação da paisagem. Por volta das dez e meia, lá cheguei com a minha cara metade ao Restaurante Licínio, onde já se encontravam alguns camaradas de armas com as respectivas famílias. A todos fui cumprimentando, até que começaram a aparecer as surpresas e foram três comoventes surpresas. A primeira, do nosso ex-primeiro sargento Rainha dos Santos, hoje capitão aposentado, com os seus mais de 80 anos e alvos cabelos, com o qual tive oportunidade de relembrar algumas partidas que ele me pregava e alguns desatinos quando perdia a jogar ao "crapot"(?). A segunda, a chegada do ex-furriel Zoio. Mais de 37 anos sem nos vermos, é uma vida. Alegrou-me vê-lo com a sua família e em boa-forma. A última, a chegada do nosso ex-alferes Arruda, radicado nos Estados Unidos da América desde 1972. Sensibilizou-me vê-lo ter que tirar os óculos para secar algumas lágrimas enquanto que com a voz embargada ia abraçando cada um que se aproximava.

E assim foi chegando a hora para o repasto. Umas entradas com camarão e rissóis, depois um prato de bacalhau e rematando com leitão, ou não estivessemos na zona da Bairrada. Tudo isto acompanhado de um branco gaseificado e um tinto maduro que, por sinal, não provei. Os doces e o café finalizaram o almoço, ao que se seguiu a repartição do bolo com o emblema da CART2643, que foi mais ou menos equitativamente distribuído pelo ex-furriel Costa (o ferrugem).

Não partímos sem ficar a saber que o próximo evento é no dia 12 de Junho de 2010, na cidade da Guarda. Haja saúde, dinheiro para gastos e boa disposição que lá estaremos.